Videolaringoscopia

A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É indolor, feito com anestesia local na forma de spray caso o paciente tenha muita náusea. O paciente entra e sai como em uma consulta de rotina, não havendo restrição às suas atividades. Procuram-se lesões ou sinais sugestivos de doenças que acometem a boca, garganta, base da língua e pregas vocais.

Quando é indicada

A videolaringoscopia é um exame que tem como objetivo visualizar e identificar alterações presentes na cavidade oral, orofaringe e laringe que sejam indicativos de doença ou que não conseguem ser identificadas em um exame normal sem aparelho. Assim, a videolaringoscopia pode ser indicada para investigar:

• Presença de nódulos nas cordas vocais;
  • Tosse crônica;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para engolir;
  • Refluxo;
  • Alterações que possam ser indicativas de câncer;
  • Causa de dificuldade respiratória em recém-nascidos.

Além disso, a laringoscopia pode permitir que sejam realizados alguns tipos de intervenções terapêuticas, tais como cauterização de lesões vasculares e retiradas de corpos estranhos. Permite o diagnóstico e controle da evolução de algumas patologias como laringites, nódulos vocais pólipos vocais, edema de Reinke, cistos intra-cordais, sulcos vocais, leucoplasias, paralisias, papilomatose laríngea e neoplasias.