Project Description

Timpanoplastia

A timpanoplastia é o procedimento cirúrgico para reconstruir a membrana timpânica, geralmente quando perfurada por alguma razão, sendo a mais comum delas a otite(Infecção de ouvido) média. Essa reconstrução é feita pela utilização de um enxerto medial ou lateral à membrana do tímpano.

Quais são as causas e as consequências das perfurações do tímpano?

As perfurações do tímpano são mais problemáticas quando causam perda auditiva e/ou otorreia crônica. A maioria das perfurações da membrana timpânica surgem como sequelas da otite média, como complicações da inserção de objetos na orelha ou como resultado de traumas de pressão sobre o ouvido. As perfurações menores da membrana timpânica podem levar a uma perda auditiva para sons de baixa frequência, enquanto as perfurações maiores geralmente causam perdas auditivas também para sons de alta frequência.

Quem deve e quem não deve fazer a timpanoplastia?

Embora muitas perfurações curem-se espontaneamente, aquelas que persistem, apesar de tratamentos clínicos, devem ser consideradas tributárias da timpanoplastia. A cirurgia não deve ser feita naquelas pessoas em que haja uma infecção ativa. Os objetivos cirúrgicos são, não apenas fechar a perfuração, mas também melhorar a audição do paciente.

Quais são as complicações possíveis da timpanoplastia?

As principais complicações da timpanoplastia incluem recorrência da perfuração, retração da membrana timpânicaotorreia, colesteatoma, distúrbios do paladar e perda auditiva.

Agendar Consulta