Mini Lifting

Mini Lifting Este é um termo utilizado para a cirurgia de face que está associada a cicatrizes menores que as clássicas. Na verdade, essa cirurgia é a mesma que o lifting facial, porém maquiado com um termo novo que promete menor descolamento com menores cicatrizes. Entretanto, a essência cirúrgica é a mesma da ritidoplastia clássica.

Para quem o lifting é indicado

Em geral o lifting trata a flacidez e excesso de tecido em algumas partes do corpo, como rosto, coxas, braços, pescoço, seios ou glúteos. Ele faz isso recolocando os tecidos do corpo em sua posição original. Em geral ele é um tratamento que combate os efeitos do envelhecimento (por isso, muitas vezes é feito após os 40 anos), mas também pode ser indicado após grande perda de peso. Tudo depende da avaliação do médico.

Contraindicações para o lifting

Existem contraindicações técnicas, como um paciente que não se encaixa nas indicações do procedimento ou tem expectativas diferentes ou mesmo fantasiosas e irreais sobre o que a cirurgia oferece. Além disso, existem as contraindicações clínicas, como cardiopatias, diabetes e outras doenças sistêmicas descontroladas.

O tabagismo é fato preocupante para cirurgia de face, uma vez que pode haver necrose dos tecidos que ficam no rosto devido ao fechamento dos pequenos vasos causado pelas substâncias contidas no cigarro.

Preparação para a cirurgia

Primeiramente o cirurgião conversa com o paciente sobre suas expectativas, particularidades, resultados esperados e faz um exame físico minucioso. Depois são pedidos os exames que atestarão as condições físicas de realizar o procedimento. Ou seja, avaliação cardiológica (risco cirúrgico), hemograma completo, raio-X, exame de urina. A necessidade de cada exame vai variar de acordo com a cirurgia a ser realizada.

Recuperação após a cirurgia

Dependendo do procedimento, o paciente precisa ficar em repouso de sete a 15 dias, o tempo médio para retirar os pontos. O curativo é usado por dois dias. O inchaço inicial e os hematomas podem demorar a passar, mas em 21 dias normalmente os pacientes apresentam grande melhora nesses aspectos. Em geral, aplicação de compressas geladas ajudam a amenizar esses sintomas.