Project Description

Cirurgia da Apneia

apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Não se trata de um simples ronco. Na apneia, a barulheira noturna é entrecortada por engasgos, e muitas vezes o indivíduo nem os percebe enquanto dorme. Essas pequenas pausas na entrada de ar chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue.

Sinais e sintomas

  • Ronco
  • Respiração ofegante
  • Sensação de sufocamento ao dormir
  • Sono agitado
  • Sonolência ao longo do dia
  • Dificuldade de concentração
  • Dor de cabeça matinal

Fatores de risco

  • Excesso de peso
  • Maxilar inferior encurtado, o que empurra a língua muito para trás, tapando a garganta
  • Tabagismo
  • Álcool em excesso
  • Uso exagerado ou equivocado de sedativos
  • Aumento das amígdalas e adenoides
  • Dormir de barriga para cima
  • Tumores

O diagnóstico

O relato de sono agitado e ruidoso é o ponto de partida para a detecção da apneia e, nesse sentido, a avaliação do parceiro (ou parceira) é muito bem-vinda. A confirmação e a análise da gravidade do distúrbio são feitas por meio de um exame chamado polissonografia.

Ele é realizado em um laboratório do sono de um hospital ou clínica especializada. O paciente passa a noite ligado a um aparelho que registra parâmetros como os batimentos cardíacos, a atividade cerebral, o movimento dos olhos, a respiração e o nível de oxigênio no sangue.

Também é possível fazer esse monitoramento com um dispositivo portátil, do tamanho de um relógio, que fica preso ao pulso e em dois dedos da mão. Colocado na hora de dormir, ele assinala as condições de sono. Depois, o aparelho é levado para o médico, que analisa os resultados na tela do computador.

Cirurgia para Apneia do sono

Após o diagnóstico, o médico pode determinar procedimentos cirúrgicos para tratar a apneia do sono.

Confira as cirurgias para apneia do sono mais comuns: 

Amigdalectomia ou Adenoidectomia – Retirada das amígdalas e adenoide para aumentar o tamanho e a abertura de passagem de ar para o tratamento da apneia do sono.

Uvulopalatofaringoplastia – Essa cirurgia para apneia é realizada para reduzir, remover ou remodelar partes do palato mole e úvula. Também pode envolver a remoção de uma parte do tecido mole a partir das áreas da faringe.

Laser-Uvulopalatofaringoplastia – É semelhante ao da descrição acima de uvulopalatofaringoplastia, porém, são utilizados laser ou ondas de radiofrequência para remover e moldar o tecido.

Avanço maxilo-mandibular – O avanço maxilo-mandibular pode ser realizado por meio de procedimentos cirúrgicos ou com aparelhos intra-bucal. Esta cirurgia para apneia do sono é indicada para os pacientes que possuem a estrutura maxilar como a principal suspeita do problema. Geralmente, o procedimento é muito caro e indicado para casos graves, que não responderam a outras cirurgias para apneia ou uma máquina CPAP com sucesso. É mais invasiva e envolve o deslocamento do maxilar superior e inferior para a frente ou uma reestruturação do queixo, maxilar ou mandíbula. Muitas vezes, é realizada em conjunto com avanço do músculo genioglosso.

Músculo genioglosso – Este procedimento, vulgarmente conhecido como o avanço da língua, é realizado para mover ou puxar a língua para a frente, aumentando o tamanho das vias respiratórias.

Suspensão do osso hioide – Esta cirurgia para apneia puxa para a frente do osso hioide no pescoço para colocá-lo na frente da laringe. O osso hioide é um dos pontos de fixação para a língua.

Implante TAP (Procedimento Pilar) – Durante o procedimento de pilar, nenhum tecido é removido. Três pequenas inserções são colocadas no palato mole com anestesia local. As inserções de suporte endurecem o palato, que tem sido usado para reduzir ronco em indivíduos com apneia obstrutiva do sono leve. Este apoio e enrijecimento do palato mole vai durar enquanto as inserções estão no lugar. No entanto, esta não é uma solução para aqueles com apneia do sono moderada ou grave. Se a obstrução ocorre em um lugar diferente do local dos implantes, este procedimento será ineficaz.

Agendar Consulta